Minhas neblinas e tempestades em tufão/ Aqui/ cai granizo/ cai sereno/ molha a (se) mente/ nasce a brisa/ ora faz sol/ ora chuva torrente/ impalpável nuv-em-oção.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Gandhi : um futuro divino ?


  
Se você não asssitiu o filme "Gandhi (1982)", assista .É uma produção inspiradora, com uma história comovente, vencedora de 8 Oscars e 5 Globos de Ouro.
    A vida do libertador da Índia nos mostra como existem pessoas boas e humanitárias, não necessariamente inocentes, mas firmes, articulistas em prol do que é correto para o povo. Ele, aristocrata nato, formado em direito na Inglaterra, era conhecedor dar leis e assim sabia os limites e meios de uma revolução segundo a legislação colonial inglesa-hindu .O princípio da não violência, sua principal cerne, foi capaz de controlar a fúria humana ligada às revoluções. Quando o líder se ausentava, entretanto, eram formadas frontes rebeldes de violência selvagem. Aí temos uma demonstração de quão animal é a alma , especialmente quando há homens em bando logo se entregam à : vandalismo, atrocidades, fúria irrascível....que é capaz de nos lembrar ataques modernos, como linchamentos públicos ou cenas clássicas de arrastões de torcidas organizadas. A selvageria é nítida quando há matilha.
   A capacidade de coerção das  idéias do"Mahatmã", especialmente numa cena do filme, em que ele está cercado de seguidores, numa paisagem montanhosa, era tamanha.Não foi difícil associar o evento à uma famosa passagem bíblica de do livro de Matheus - o sermão da montanha.Meu irmão estava ao meu lado quando víamos essa cena e pensou comigo, indagando se era possivel lembrar de Jesus. Claro, aquela era uma cena  muito peculiar.Sua pergunta, porém, não se referia apenas ao sermão, mas simplesmente ao fato da liderança, da boa índole humana do indiano. Respondi que ele poderia ser muito bem considerado um guru tão grande quanto o Cristo, bastava apenas alguns discípulos para relatar seus atos.Reforcei minha resposta:
    - Quem sabe daqui à uns dois mil anos ele será idolatrado e poderá ter uma igreja com seu nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário